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Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

É a forma de medir o consumo de forma individual, fazendo com que cada consumidor seja cobrado pelo seu consumo real.

É o processo de efetuar a leitura à distância. Trabalhamos com telemetria via Rádio Frequência.

Sim, é possível. Solicite a visita de nossos consultores para que façamos a análise e elaboração do projeto.

Uso racional da água, economia e justiça na divisão de pagamento são apenas alguns dos benefícios para implantação da medição individualizada.

Sim. Todo o processo de individualização, leitura, gestão e telemetria também se aplica ao gás.

Sim. Atende a Lei Complementar Número 622, de Junho de 2009, que institui a obrigatoriedade da instalação de hidrômetros individuais nos edifícios de Porto Alegre. Além da Lei Nacional 13.312, de Junho de 2016, que propõe o mesmo em âmbito nacional para todos os prédios construídos à partir de 2021.

Não existe envolvimento da Companhia de água/saneamento com este processo. A Medição Individual é realizada por decisão do condomínio e para administração interna, resultando num rateio justo.

Sim. Sendo a medição individualizada um processo do condomínio, o pagamento pelo fornecimento de água continua da mesma forma, alterando somente o rateio, que será proporcional ao consumo. A medição realizada em todos os apartamentos, somada ao consumo da área comum do edifício será sempre igual a conta da companhia de água/saneamento.

Inserindo na taxa do condomínio o valor do consumo de água/gás individual, gerando um único valor total para pagamento. Desta forma, só será possível efetuar o pagamento por completo (condomínio + água + gás). Então, em caso de inadimplência, como em toda conta de consumo, estará sujeita a corte. É um procedimento totalmente legal que torna todo processo de cobrança mais transparente.

Sim. O Percentual mínimo é de 25% de economia, chegando em alguns casos até 70%.

Enviamos para a administradora do edifício a relação de consumo/valor de todos os pontos de medição, que por sua vez incluirá na taxa ordinária o valor correspondente de cada morador.

Sim. Não só vazamentos. Nossos serviços não se limitam somente a leitura, mas a gestão do consumo por completo. Nossos equipamentos conseguem detectar vazamentos, hidrômetros parados, sub-vazão, sobre-vazão, fraude magnética/mecânica, retorno, tempo de vida útil dos dispositivos de telemetria e outros diagnósticos.

Com a redução do consumo, o bombeamento de água para a caixa superior será menor, resultando em boa economia na conta de energia. Vale lembrar que o consumo de energia de bombas de água são altíssimos!

Não. Ao contrário de outros sistema existentes no mercado que requerem passagem de cabos por quase todo o edifício o nosso sistema é totalmente sem fio.

Não. A rádio frequência está em nosso cotidiano, como quando falamos ao telefone, ouvimos rádio, entre outros.

Sim. Todos os equipamentos envolvidos na medição individualizada por telemetria são homologados pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).

Não. Utilizamos uma freqüência baixa e sem relação com as frequências de rádios, rádios amadores, aeroportos e outros.

O Hidrômetro tem um tempo médio de vida de 8 anos para usuários residenciais e o emissor de consumo por RF (rádio frequência) tem durabilidade média de 15 anos.

Sim. O sistema de medição individualizada por telemetria, da Sappel do Brasil, é aplicado a mais de 11 anos na Europa e são instalados anualmente mais de 1.200.000 (um milhão e duzentos mil pontos), ou seja, é um sistema maduro, confiável, testado e aprovado mundialmente por milhões de consumidores.

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